MEIO AMBIENTE

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mudança no Código Florestal pode resultar no desmatamento de 80 milhões de hectares Área equivalente a 138 vezes o tamanho do DF

Um detalhe despercebido no relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que modifica o Código Florestal Brasileiro autoriza o desmatamento de 80 milhões de hectares de vegetação nativa, caso a nova regra definida no texto final do parlamentar entre em vigor. O cálculo das possíveis perdas em razão dessa alteração específica da lei, a que o Correio teve acesso, foi concluído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no fim da semana passada. Os 80 milhões de hectares — equivalentes a 138 territórios do tamanho do Distrito Federal (DF) — são áreas preservadas que não precisariam entrar no cálculo das reservas legais nas propriedades rurais, por meio de um mecanismo definido por Aldo Rebelo sem qualquer alarde.
oglobo.globo.com/pais/mat/2010/07/26/novo-codigo-florestal-pode-agravar-ameaca-amazonia-917240888.asp
às segunda-feira, agosto 02, 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Integração entre agricultura e agropecuária pode reduzir as emissões de gases do efeito estufa


AMBIENTEBRASIL

Um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq, da Universiddae de São Paulo, USP, em Piracicaba, revelou que a integração da lavoura com a agropecuária, ILP, pode contribuir com a redução da emissão de gases do efeito estufa, GEE, no Brasil.
De acordo com a pesquisa, o uso da terra e a agricultura respondem por 60% das emissões. Para a realização do levantamento foram coletadas amostras de solo e de GEE entre 2005 e 2010. As amostras foram analisadas com objetivo de calcular os fluxos de gases e a as taxas de sequestro de carbono do solo.
“Nós já sabemos que, bem manejada, a pastagem acumula carbono no solo, mas quando associada aos sistemas de ILP não tínhamos os valores exatos”, disse o engenheiro agrônomo responsável pelo trabalho, João Luiz Nunes Carvalho.
A pesquisa foi realizada nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Goiás e foi financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de São Paulo, Fapesp.
O estudo apontou que a implantação da integração em áreas anteriormente sob Sistema de Plantio Direto com milho e soja apresentou aumentos no estoque de carbono do solo de 0,82 a 2,58 toneladas por hectare por ano. As conclusões revelaram que a mitigação na emissão de gases é um efeito direto do ILP e em grandes proporções.
“Na integração, há uma soma dos benefícios do plantio direto, somada aos pontos positivos da pastagem, o que conduz a elevação do carbono no solo e a redução drástica de emissão de gases”, concluiu Carvalho.
*Com informações da Esalq/USP.
às quinta-feira, abril 15, 2010

Tigre branco de um mês descansa em zoológico metropolitano de Santiago, no Chile

às quinta-feira, abril 15, 2010

Cientistas descobrem novas espécies de anfíbios e répteis no Equador




Um grupo de cientistas americanos e equatorianos descobriu dezenas de novas espécies de animais na costa oeste do Equador.

Entre as novas espécies estão as cobras "sugadora de caracóis" e "sugadora de lesmas". Um exemplar similar à primeira só é encontrado no Peru, enquanto que uma espécie parecida com a segunda só foi vista no Panamá, bem mais ao norte.

Nas várias expedições que realizou na região desde 2007, o grupo registrou 6 mil espécies na floresta tropical da região e tirou 25 mil fotos.

O líder da pesquisa, Paul Hamilton, da organização Reptile & Amphibian Ecology International, explicou que o objetivo da expedição era identificar novas espécies e criar recomendações de como preservá-las.

A expedição também descobriu 30 novas espécies de anfíbios anuros de florestas tropicais. Esses anfíbios se diferem por não jogarem seus ovos na água, onde os girinos nasceriam e se desenvolveriam. As espécies descobertas depositam seus ovos em árvores.




às quinta-feira, abril 15, 2010

domingo, 21 de fevereiro de 2010

RECICLANDO A FANTASIA – CARNAVAL DE ANTONINA, NO PARANÁ, TERÁ FANTASIAS REAPROVEITADAS DO TEATRO GUAÍRA

Folia sustentável. Em Antonina, cidade histórica do litoral do Paraná, os figurinos do acervo do Teatro Guaíra, de Curitiba, vão compor as fantasias e enfeitar o carnaval da cidade litorânea.

Nesta terça-feira, 16, o tradicional desfile de carnaval vai contar com as roupas cedidas pelo Centro Cultural. No carnaval, desfilam membros da comunidade que atuaram em diversas atividades e atendimento aos milhares de turistas que passam pelo local.

O Centro Cultural Teatro Guaíra já contribui com outras festividades e eventos de grupos amadores do município, como a “Paixão de Cristo Segundo Antonina” e o “Auto de Natal”.

Os figurinos foram confeccionados para peças e espetáculos e já não são mais utilizados pelo Teatro.
*Com informações da ascom.
às domingo, fevereiro 21, 2010

UNIVERSIDADE CATARINENSE VAI IMPLANTAR O PRIMEIRO PARQUE DE CIÊNCIA DO ESTADO


A pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, professora Débora Peres Menezes, disse que o projeto prevê ainda a construção de um novo planetário. Na avaliação da pró-reitora, um parque interativo de ciência e tecnologia, nos moldes do Museu da PUC de Porto Alegre, é uma dívida a pagar com os catarinenses.

Professores de diversas áreas, como os departamentos de Física e de Química, além dos servidores que trabalham no Planetário da UFSC, se envolveram na elaboração do projeto.

A UFSC apresenta uma prévia do que será o Parque, no campus da universidade. A comunidade pode visitar um espaço aberto à visitação com gangorras, balanços, giroscópio, refletores, etc. As visitas devem ser agendadas pelo site www.venhaconhecer.ufsc.br.

*Com informações da UFSC. Foto da página principal: divulgação UFSC.
às domingo, fevereiro 21, 2010
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

A REALIDADE

  • A ILHA LIXEIRA
  • EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
  • O URSO POLAR E O AQUECIMENTO GLOBAL
  • POLUIÇÃO DOS OCEANOS





Arquivo do blog

  • ►  2011 (5)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (1)
  • ▼  2010 (6)
    • ▼  agosto (1)
      • Mudança no Código Florestal pode resultar no desma...
    • ►  abril (3)
      • Integração entre agricultura e agropecuária pode r...
      • Tigre branco de um mês descansa em zoológico metro...
      • Cientistas descobrem novas espécies de anfíbios e ...
    • ►  fevereiro (2)
      • RECICLANDO A FANTASIA – CARNAVAL DE ANTONINA, NO P...
      • UNIVERSIDADE CATARINENSE VAI IMPLANTAR O PRIMEIRO ...
  • ►  2009 (8)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (5)

Seguidores


Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.